Sabonete oxidado
Oi Fran,
Fiz o meu primeiro kilo de sabonete e algo estranho aconteceu....deixei curando os 40 dias e depois desse tempo, coloquei em saquinhos pois a minha cidade é muito umida. Agora quando fui pega-los para testar, eles ficaram amarelados, tipo oxidados. O que pode ter acontecido? Confesso que para curar , deixei eles sobre uma grade de inox....o inox pode ter interferido no resultado? Gratidão como sempre.Abraços🌸
90 visualizações
Oi! Que legal que você fez seu primeiro quilo de sabonete! Isso pode acontecer com alguns sabonetes depois da cura, mas me conta, quais ingredientes você usou? Alguns óleos vegetais, como azeite de oliva e girassol, podem deixar o sabonete com aspecto amarelado após a cura.
O inox normalmente não interfere no resultado, então o mais provável é que a umidade tenha acelerado a oxidação ou que algum óleo da fórmula tenha tendência a amarelar.
Outra possibilidade é a falta de antioxidantes, como vitamina E ou óleo resina de alecrim, que ajudam a evitar essa mudança de cor. Se os sabonetes foram embalados logo depois da cura, sem estarem completamente secos, isso também pode ter influenciado.
Dá uma olhada na textura e no cheiro! Se estiverem normais, pode usar sem problemas.