Água para lençóis
Fran, faço uma receita de água para lençóis que vi no seu Instagram já faz um tempo... Só mudei as ervas. Usava no lençol do meu filho e tbm no ar. Mas depois estudando sobre vi que a concentração pra bebê dessa idade era até 0,5% e eu utilizada a 2% a seguinte receita:
49ml de infusão de camomila com lavanda
50ml de álcool de cereais
1% de OE de lavanda
1% de OE de capim limão.
Nunca vi mudanças de comportamento nele. Apenas ficava mais tranquilo mesmo. Mas parei de usar nele. Mas já vendi pra 2 amigas que tem crianças de 5/6 anos. Elas disseram que eles Amaram até. E vendi outro pra uma de 3/4 na concentração de 0,5% cada OE. Total de 1%.
Mas vi agora que OE de capim limão não pode ser usado em crianças. Aí fiquei perdida porque alguns lugares falam que pode e outros não. O que a senhora Diz? Porque tbm queria fazer pra meu bebê nunca concentração mais baixa.
Você está super certa em ter esse cuidado! 💛 O óleo essencial de capim-limão tem propriedades ótimas, mas por conter citral, pode ser irritante para bebês — por isso muitos aromaterapeutas recomendam evitar em crianças menores de 2 anos, mesmo em baixas concentrações. Para o seu bebê, o ideal é usar só lavanda verdadeira (Lavandula angustifolia) ou até hidrolatos de lavanda e camomila, que são mais seguros. Em crianças acima de 3 anos, a concentração total de até 1% costuma ser bem tolerada, principalmente em sprays para o ambiente ou lençóis. Você está indo no caminho certo!